A literatura infantil como estratégia pedagógica no processo de alfabetização matemática

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Francely Aparecida dos Santos

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o relato da experiência realizadaom acadêmicos (as) do 5º período do curso de Pedagogia, em que foi articulado a literatura infantil e a Matemática. Esse conteúdo faz parte da ementa da disciplina Matemática nas Séries Inciais do Ensino Fundamental e foi desenvolvido realizando a análise de 23 (vinte e três) livros diferentes, divididos em 6 (seis) grupos de trabalho. Essa atividade ajudou a ampliar o processo reflexivo relacionado ao ensino e à aprendizagem dos conteúdos matemáticos em turmas das Séries iniciais do Ensino Fundamental. Como resultados, podemos reforçar, pela avaliação dos acadêmicos (as), a importância desse tipo de trabalho em que a literatura infantil possa fazer parte das aulas de Matemática no curso de Pedagogia, como processo de formação para atuar na profissão docente. Por isso, concluímos reafirmando a necessidade de flexibilizar a relação entre Matemática e literatura infantil, como estratégia pedagógica.

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Como Citar
Santos, F. A. dos . (2020). A literatura infantil como estratégia pedagógica no processo de alfabetização matemática. Ensino Em Re-Vista, 27(2), 546–571. https://doi.org/10.14393/ER-v27n2a2020-7
Seção
Dossiê Currículos em Educação Matemática I

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