O perfil e a formação docente no curso de licenciatura em Geografia em uma universidade pública do Paraná

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Pedro Henrique Carnevalli Fernandes
https://orcid.org/0000-0001-7542-7912
Roberta Negrão de Araújo
https://orcid.org/0000-0002-3926-4746
Andreia Virginia da Silva
https://orcid.org/0000-0003-1226-4663

Resumo

A presente pesquisa é resultado de um estudo exploratório acerca de um curso de Licenciatura em Geografia ofertado em uma universidade pública do Estado do Paraná. Objetivou compreender o perfil e a formação dos acadêmicos do referido curso. Foi desenvolvida pesquisa de revisão tendo referências que abordam a formação de professores. Na sequência, foi elaborado  instrumento de coleta de dados, bem como a aplicação deste junto aos acadêmicos. Como objetivos específicos foram propostos: (1) debater a formação docente e a ciência geográfica; (2) entender o curso de Geografia investigado e o perfil dos acadêmicos; (3) compreender a formação em Geografia e as perspectivas acadêmicas dos futuros professores. Entre os principais resultados, os respondentes apontam a necessidade de uma formação acadêmica voltada, de fato, para a docência, pois consideraram os desafios em se estar em sala de aula e a ausência de uma formação que os prepare para isso.

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Como Citar
Fernandes, P. H. C. ., Araújo, R. N. de ., & Silva, A. V. da . (2020). O perfil e a formação docente no curso de licenciatura em Geografia em uma universidade pública do Paraná. Ensino Em Re-Vista, 27(1), 178–202. https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-8
Seção
Dossiê O caminho se faz caminhando: formação docente no fazer e refazer

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