Formação de professores alfabetizadores pelo Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa: reflexões sobre avaliação realizada por municípios

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Leonete Luzia Schmidt
https://orcid.org/0000-0002-3239-2980
Jacqueline de Souza
https://orcid.org/0000-0003-1598-5933

Resumo

O objetivo do presente artigo é conhecer como os municípios avaliaram a implementação e realização da formação continuada de professores no PNAIC. Para tanto foi necessário verificar quem era responsável pelo acompanhamento das ações do Pacto no município; identificar como era realizada a avaliação desse programa; e analisar a relação entre o que consta na proposta do Pacto e a avaliação realizada pelos municípios. Teve como procedimento metodológico a pesquisa documental e de campo, esta última realizada na Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL). Os resultados mostraram que os municípios assinaram o Pacto e designaram coordenação local e orientadores de estudos, sendo estes os responsáveis pela avaliação, e consideraram que a formação fora exitosa. No entanto, não foi constatado movimento por parte dos municípios no sentido de fazer com que a proposta de alfabetização trabalhada na formação fosse transformada em política pública de alfabetização nos municípios.

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Como Citar
Schmidt, L. L. ., & Souza, J. de . (2019). Formação de professores alfabetizadores pelo Programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa: reflexões sobre avaliação realizada por municípios. Ensino Em Re-Vista, 26(Especial), 1077–1101. https://doi.org/10.14393/ER-v26nEa2019-6
Seção
Artigos

Referências

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