A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica

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Márcia Gorett Ribeiro Grossi
Eliane Silvestre Oliveira
Fabiane Angélica de Aguiar

Resumo

Este artigo objetivou verificar se os cursos de Pedagogia no Brasil têm preparado os professores para o uso da neurociência nas suas práticas escolares. Assim, foi repetida a pesquisa Neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira, desenvolvida por Grossi et al. em 2013, para identificar o que mudou, passados seis anos. A metodologia empregada foi a análise de conteúdo com abordagem qualitativa. Os resultados encontrados mostram que no Brasil ainda é pequena a influência da neurociência na sala de aula, pois dos 1.317 cursos de Pedagogia e do Programa especial de formação pedagógica de docentes pesquisados, apenas 7,97% possuem disciplinas de neurociência e correlatas. Então, a realidade percebida há seis anos é a mesma e, continua a necessidade de mudança nas matrizes curriculares destes cursos, incluindo disciplinas que preparem os professores para aplicarem os conhecimentos da neurociência em suas salas de aula, norteando suas condutas pedagógicas.

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Como Citar
Grossi, M. G. R. ., Oliveira, E. S. ., & Aguiar, F. A. de . (2019). A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica. Ensino Em Re-Vista, 26(3), 871–895. https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-12
Seção
Artigos

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