Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa

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Márcia Andréa Almeida de Oliveira
Alessandra Karina Gomes de Araújo

Resumo

Neste artigo, discute-se o efeito das instruções de leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Com base nos estudos sobre leitura, bem como nas pesquisas qualitativa e documental e na análise de conteúdo, buscamos verificar os tipos de instrução que foram usados nas aulas ministradas por uma estagiária e com que frequência cada um foi mobilizado, bem como a relação entre eles e o engajamento dos alunos nas atividades e a quantidade de questionamentos que fizeram. Os resultados revelam que quanto mais leitura em voz alta e discussão oral sobre o texto maior é o engajamento dos alunos do 9º do Ensino Fundamental e menor a quantidade de dúvidas por eles demonstradas. O estudo também evidenciou que na prática de leitura silenciosa eles mostraram compreender menos os textos lidos em sala de aula.

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Como Citar
Oliveira, M. A. A. de ., & Araújo, A. K. G. de . (2019). Leitura em voz alta e discussões orais: estratégias de ensino nas aulas de Língua Portuguesa. Ensino Em Re-Vista, 26(3), 763–785. https://doi.org/10.14393/ER-v26n3a2019-7
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Artigos

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