O Pibid e a dimensão afetiva: perspectivas do professor supervisor

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Luiz Marcelo Darroz
Cleci Teresinha Werner da Rosa
Nathalia Prediger

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada junto a um conjunto de supervisores do subprojeto Pibid/Física da Universidade de Passo Fundo, na qual se buscou identificar indícios de mudança na relação afetiva do professor com sua profissão. A hipótese que originou este trabalho é que a realidade docente apresenta dificuldades e os professores se encontram desmotivados com a profissão. A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com seis professores de escolas públicas que, na época dessa coleta, possuíam bolsas de supervisão do subprojeto pesquisado. A análise dos dados guiou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), que teve como categorias a priori cinco dimensões relacionadas ao domínio afetivo. Como resultado, percebeu-se que o Pibid influencia na relação afetiva do professor com sua profissão, uma vez que as falas dos supervisores permitiram identificar componentes dessa dimensão, que se fazem presentes na mudança afetiva após entrarem no programa.


 

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Como Citar
Darroz, L. M. ., Rosa, C. T. W. da ., & Prediger, N. . (2019). O Pibid e a dimensão afetiva: perspectivas do professor supervisor. Ensino Em Re-Vista, 26(1), 192–222. https://doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-9
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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