Saberes e (In)Visibilidades dos Corpos Trans nos Espaços Educativos

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Joanalira Corpes Magalhães
Paula Regina Costa Ribeiro

Resumo

Nesse texto, questionamos os significados e as práticas que vão sendo (re)produzidos acerca dos corpos trans, nos diferentes espaços educativos como a ciência, a mídia e os livros didáticos de Biologia. Para tanto, discutimos os corpos como construções discursivas problematizando e desconstruindo a produção dos corpos-homem e dos corpos-mulher pautada numa visão essencialista e binária. Nas análises, percebemos uma explosão de saberes sobre as questões trans na ciência e nas mídias, porém ao olharmos para o livro didático, observamos um silenciamento e uma invisibilidade da temática trans. Assim, discutir a centralidade da categoria corpo nas experiências, nos trânsitos e nas itinerâncias dos sujeitos trans nos espaços educativos, possibilita-nos perceber o quanto a desconstrução dos binarismos torna-se necessária para que possamos reconhecer a multiplicidade de performances de gênero.


 

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Como Citar
Magalhães, J. C. ., & Ribeiro, P. R. C. . (2019). Saberes e (In)Visibilidades dos Corpos Trans nos Espaços Educativos. Ensino Em Re-Vista, 26(1), 121–146. https://doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-6
Seção
Dossiê Educação em Ciências, relações de gênero e sexualidades: velhos conflitos

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