Sentidos de sexualidade nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2016)

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Raquel Pinho
Felipe Bastos

Resumo

Este artigo objetiva compreender os sentidos de sexualidade atribuídos às produções científicas apresentadas no Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO). Todos os 2.517 trabalhos apresentados nas seis edições do encontro foram triados através de ferramentas de busca e 107 foram selecionados de acordo como recorte desejado: temas relativos a sexualidade, tais como sexo, gênero, DST, gravidez, entre outros. Concluímos que a sexualidade é uma área emergente e em consolidação nos encontros, visto o aumento de trabalhos relacionados ao longo dos anos. Os artigos foram majoritariamente escritos por autoras mulheres, de universidades públicas. De modo geral, as pesquisas têm como foco estudantes e professoras da educação básica, principalmente do ensino fundamental. Quantitativamente, observamos o predomínio da abordagem sociológica da sexualidade, mas também foram analisadas abordagens biológicas, psicológicas e éticas. Por fim, traçamos algumas considerações sobre a importância de se analisar o campo, tanto para a pesquisa quanto para a docência.


 

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Como Citar
Pinho, R. ., & Bastos, F. (2019). Sentidos de sexualidade nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia (2005-2016). Ensino Em Re-Vista, 26(1), 82–99. https://doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-4
Seção
Dossiê Educação em Ciências, relações de gênero e sexualidades: velhos conflitos

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