Mapas conceituais como ferramenta no acompanhamento da construção do conceito de Integral de Riemann

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Claudete Cargnin

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, realizada com acadêmicos de vários cursos de Engenharia e de licenciatura em Química, com a finalidade de avaliar a contribuição dos Mapas Conceituais para o acompanhamento da construção do Conceito de Integral de Riemann. Foram propostas tarefas desenvolvidas com base nos pressupostos das Teorias das Situações Didáticas e de Registro de Representação Semiótica. As atividades contemplavam conceitos considerados de extrema importância para a compreensão do conceito de integral definida (integral de Riemann), que são: convergência (e notação) de sequências e séries, notação somatória e cálculo de área de uma região sob uma curva, além do próprio conceito de integral de Riemann. Observou-se que os mapas tem um forte potencial para indicar falhas na construção dos conceitos pelos acadêmicos, bem como são uma ferramenta que pode favorecer a auto-avaliação docente.


 

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Como Citar
Cargnin, C. (2018). Mapas conceituais como ferramenta no acompanhamento da construção do conceito de Integral de Riemann. Ensino Em Re-Vista, 25(4), 1137–1156. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-17
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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