Inserção e integração dos smartphones nas aulas de Matemática: análise de uma prática pedagógica etnomatemática

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André Gerstberger
Ieda Maria Giongo

Resumo

O presente artigo socializa resultados decorrentes de uma prática pedagógica que teve como objetivo central integrar aparelhos de smartphones nas aulas de matemática em uma turma de nono ano de Ensino Fundamental de uma escola pública gaúcha. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos ao campo da etnomatemática em seus entrecruzamentos com ideias relativas à inserção de recursos computacionais nos processos de ensino na escola básica. Os materiais de pesquisa foram gerados a partir de filmagens das aulas e material escrito e produzido pelos estudantes. Metodologicamente, de cunho qualitativo e inspirações etnográficas, a pesquisa fez uso do método descritivo para análise dos dados emergentes. Os resultados apontaram possibilidades e limitações dos aplicativos e funções do smartphone na exploração de conteúdos usualmente presentes na Matemática Escolar.


 

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Como Citar
Gerstberger, A., & Giongo, I. M. (2018). Inserção e integração dos smartphones nas aulas de Matemática: análise de uma prática pedagógica etnomatemática . Ensino Em Re-Vista, 25(3), 705–726. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3a2018-10
Seção
Dossiê Etnomatemática: motivações, desenvolvimento e ações

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