Parque ecológico Bosque dos Papagaios: uma proposta para um ensino de ciências em espaço não formal

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Maria do Socorro Magalhães de Sousa
Terezinha Ribeiro Reis
Ivanise Maria Rizzatti

Resumo

A cidade de Boa Vista/RR apresenta verdadeiros laboratórios de iniciação científica em campo aberto, ainda pouco considerado como espaço educativo pelos professores, seja no ensino fundamental ou médio. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo apresentar a um grupo de mestrandos, da disciplina de Espaços não formais do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, as potencialidades do Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, enquanto espaço não formal educativo. O trabalho foi desenvolvido com dez mestrandos que participaram de uma prática de ensino intitulada de aula passeio. A aula passeio, avaliada sob a perspectiva da Pedagogia de Freinet, possibilitou aos mestrandos uma nova compreensão do dinamismo da função educacional, ou seja, motivou interesses ligados a vivências pessoais que na maioria das vezes não são considerados no ambiente escolar. Por meio da visita os mestrandos revelaram emoções, sensações e aguçamento da memória, que despertaram possibilidades na interação entre espaço formal e não formal de ensino, tendo em vista a abrangência dos recursos disponíveis no local visitado e eixos temáticos ligados à fauna, flora, estudo do solo, recursos hídricos, entre outros, pertinentes ao ensino de ciências e outras áreas do conhecimento praticado no espaço formal de ensino.


 

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Como Citar
Sousa, M. do S. M. de, Reis, T. R., & Rizzatti, I. M. (2018). Parque ecológico Bosque dos Papagaios: uma proposta para um ensino de ciências em espaço não formal . Ensino Em Re-Vista, 25(2), 410–430. https://doi.org/10.14393/ER-v25n2a2018-8
Seção
Dossiê- Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática nos contextos escolares

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