Discussões éticas para uma adequada compreensão da ciência como instituição e vivência cidadã

Conteúdo do artigo principal

Ataiz Colvero de Siqueira
Neusa Maria John Scheid
Newton Juliano Klechowicz

Resumo

O presente artigo parte da premissa de que cabe à escola promover, por meio da educação científica, condições para o exercício da cidadania crítica e ativa. Resulta de uma investigação realizada com a finalidade de avaliar a importância da discussão de dilemas éticos para uma compreensão adequada da ciência e para a promoção da vivência cidadã. A motivação pela temática ocorreu a partir da leitura do livro "A vida Imortal de Henrietta Lacks". As atividades investigativas foram desenvolvidas por meio da metodologia IBSE-7E's, integrando no currículo as ferramentas da Web 2.0. Os resultados indicaram que o exercício da cidadania de forma crítica e ativa está relacionado com a capacidade dos cidadãos avaliarem criticamente os efeitos da ciência e da tecnologia na sociedade. Depreende-se disso, de que a discussão de temas controversos dessa natureza precisam ser considerados na educação científica escolar para que a mesma atinja as suas finalidades.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Siqueira, A. C. de, Scheid, N. M. J., & Klechowicz, N. J. (2018). Discussões éticas para uma adequada compreensão da ciência como instituição e vivência cidadã . Ensino Em Re-Vista, 25(2), 306–322. https://doi.org/10.14393/ER-v25n2a2018-3
Seção
Dossiê- Pesquisa em Educação em Ciências e Matemática nos contextos escolares

Referências

ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, A.; MARTÍN, M.; OLIVA,J. M.; ACEVEDO, P.; PAIXÃO, M. F.; MANASSERO, M. A. Naturaleza de la Ciencia y Educación Científica para la participación Ciudadana. Una revisión crítica. Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias,2 (2), 121-140, 2005.

ARANHA, M. L. A. Filosofar com textos: temas e históriada filosofia. Volume único. São Paulo: Moderna, 2012.

BORGES, R. M. R. A Natureza do Conhecimento Científico e a Educação em Ciências.Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 1991.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais.Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Brasília-DF. 1997.

BYBEE, R. W. The BSCS 5E Instructional Model and 21st Century Skills. 2009. Disponível em: http://itsisu.concord.org/share/Bybee_21st_Century_Paper.pdf. Acesso em 12 dez 2014.

GALVÃO, C. (Coord.) et al. Ciências Físicas e Naturais. Orientações curriculares para o 3º ciclo do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento da Educação Básica, 2001.

GASTAL, M. L.; REZENDE, L. Importância do curso de graduação na concepção de ciência dos estudantes de Ciências Biológicas. Caderno de Programas e Resumos do IX Encontro Perspectivas do Ensino de Biologia. Campinas: Graf. FE/UNICAMP, p. 51-52. 2004.

GIROUX, H. Os professores como intelectuais:rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução Daniel Bueno. Porto Alegre: Artmed, 1997.

HODSON, D. Time for Action: science education for an alternative future.InternationalJournal of Science Education, 25(6), 645-670, 2003.

LEMGRUBER, M. S. Imperfeitos porque humanos. In: CHASSOT, A.; OLIVEIRA, R. J. (Orgs.). Ciência, Ética e Cultura na Educação. São Leopoldo: UNISINOS, 161-163. 1998.

LINHARES, E. E REIS, P. The challenges of integrating the discussion of controversial issues in initialteacher training. Revista Electrónica Interuniversitariade Formación del Profesorado,19(2), 75-87. 2016.

MACHADO, P.; COSTA, M. F. M. An IBSE Approach for teaching the concept of Density in preschool and primary school. Hands-on Science. Science Education with and for Society.Disponível em: http://hdl.handle.net/1822/30344. Acesso em 20 fev 2015. 2014.

MARQUES, A. R. As Potencialidades de uma Abordagem Interdisciplinar entre as Ciências Naturais e as Tecnologias de Informação e Comunicação de Desenvolvimento em um Projeto de Ativismo Ambiental.Relatório da Pratica de Ensino Supervisionada. Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. Lisboa. 2013.

PETRUCCI, D.; DIBAR URE, M. C. Imagen de la Ciencia en alumnos universitarios: una revisión y resultados. Enseñanza de las Ciencias. Barcelona. 19 (2), 217-229. 2001.

QUEIROZ, S. L. Prática de Ensino de Química: elaborando um mini-curso com ênfase na compreensão da natureza da ciência e do seu papel na sociedade. VI Escola de Verão para Professores de Práticas de Ensino de Biologia, Física, Química e Áreas Afins.Anais... Niterói, (CD –Rom). 2003.

REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: Discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida.Tese. (Doutoramento em Educação) -Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa. 2004.

_____. Os temas controversos na educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, 2 (1), 125-140. 2007.

_____. Ciência e Controvérsia. REU, 35 (2), 9–15. 2009.

_____. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, 3 (1), 01-10. 2013.

RODRIGUES, A. R. S. Educação Ambiental em Tempos de Transição Paradigmática: Entrelaçando Saberes “Disciplinados”. Ciência e Educação. 20 (1), 195-206. 2014.

SANDRINI, M. Para sempre! O compromisso ético do educador. Petrópolis, RJ; Vozes, 2007.

SANMARTI, N. Hablar y escribir: una condición necesaria para aprender ciencias. In: Cuadernos de pedagogía, no. 281, junio, 1999, p. 54-58.

SCHEID, N. M. J.; Ferrari, N.; Delizoicov, D. A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA. Ciência & Educação, Bauru, 11 (2), 223-233. 2005.

SCHEID, N. M. J. Temas controversos no ensino de Ciências: apontamentos de natureza ética. Diálogo, Canoas, 19 (1), 65-79. 2011.

_____. Collective construction of knowledge in the initial professional trainin for natural sciences. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado.19(2), 127-137. 2016a.

_____. Educação em Ciências Naturais e Formação Cidadã: contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação. In: GÜLLICH, R. I. C.; HERMEL, E. E. S. (Orgs.). Educação em Ciências e Matemática: pesquisa e formação de professores. Chapecó: UFFS, 2016b, p. 137-153.

SCHEID, N. M. J; SIQUEIRA, A. C. Os recursos da web 2.0 na Educação Básica e a formação para a Cidadania. In: BOER, N.; ZANELLA, D. C.; PEIXOTO, S. C. (Orgs.) Ensino e Profissão Docente. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, p. 190-202, 2016.

SKLOOT, R. A vida imortal de Henrietta Lacks. São Paulo: Cia das Letras. 2011.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.