Estudo comparativo sobre o ensino de biologia nos municípios de Tabatinga e Tefé (Amazonas)

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Luciane Lopes de Souza
Silvia Regina Sampaio Freitas

Resumo

Neste estudo investigaram-se as metodologias adotadas por professores para o ensino de Biologia em Tabatinga e Tefé, municípios-polo do estado do Amazonas. Informações sobre a formação docente, experiência profissional e metodologias de ensino foram obtidas através de questionários semi-estruturados. Os resultados mostraram que os professores de Biologia dos municípios investigados são graduados; 90% dos professores de Tabatinga e 57% de Tefé possuem curso de especialização. Para o ensino de Botânica, Ecologia e Citologia, os professores adotam aulas teóricas e práticas nos dois municípios. No entanto, divergências foram encontradas nas metodologias adotadas entre os professores no que diz respeito à  Evolução, Genética e Zoologia. A Amazônia é um vasto e rico laboratório natural, cujos recursos podem ser utilizados na contextualização dos conceitos biológicos com o cotidiano dos alunos, levando a uma aprendizagem significativa; o que pode representar uma exitosa estratégia nas aulas de Biologia do ensino médio nesta região.

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Como Citar
de Souza, L. L., & Freitas, S. R. S. (2017). Estudo comparativo sobre o ensino de biologia nos municípios de Tabatinga e Tefé (Amazonas) . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 538–552. https://doi.org/10.14393/v24n2a2017-12
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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