Estudo comparativo sobre o ensino de biologia nos municípios de Tabatinga e Tefé (Amazonas)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste estudo investigaram-se as metodologias adotadas por professores para o ensino de Biologia em Tabatinga e Tefé, municípios-polo do estado do Amazonas. Informações sobre a formação docente, experiência profissional e metodologias de ensino foram obtidas através de questionários semi-estruturados. Os resultados mostraram que os professores de Biologia dos municípios investigados são graduados; 90% dos professores de Tabatinga e 57% de Tefé possuem curso de especialização. Para o ensino de Botânica, Ecologia e Citologia, os professores adotam aulas teóricas e práticas nos dois municípios. No entanto, divergências foram encontradas nas metodologias adotadas entre os professores no que diz respeito à Evolução, Genética e Zoologia. A Amazônia é um vasto e rico laboratório natural, cujos recursos podem ser utilizados na contextualização dos conceitos biológicos com o cotidiano dos alunos, levando a uma aprendizagem significativa; o que pode representar uma exitosa estratégia nas aulas de Biologia do ensino médio nesta região.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
AMORIM, A. S. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de Biologia para alunos de ensino médio. 2013. 50f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Estadual do Ceará.
BORGES, R. M. R.; LIMA, V. M. R. Tendências contemporâneas do ensino de Biologia no Brasil. Revista Electrônica de Enseñanza de las Ciencias,v.6, n.1, p.165-175, 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 ago. 2016.
DE ROBERTIS, R; HIB, J. Biologia Celular e Molecular. 16 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 363p.
FARIAS, C.; FREIRE, S.; GALVÃO, C.; REIS, P.; FIGUEIREDO, O. “Como trabalham os cientistas?” Potencialidades de uma atividade de escrita para a discussão acerca da natureza da ciência nas aulas de ciências. Ciência& Educação, Bauru, v.20, n.1, p.1-22, 2014.
FONSECA, S. A. R. S; SHITSUKA, R; IVE, R; RISEMBERG, C. S; SHITSUKA, D. M. Biologia no ensino médio: os saberes e o fazer pedagógico com uso de recursos tecnológicos. Biota Amazônia, Amapá, v.4, n.1, p.119-125, 2014.
FREITAS, A. L. P.; SILVA, V. B. Avaliação e classificação de instituições de ensino médio: um estudo exploratório. Educações em Pesquisa, São Paulo, v.40, n.1, p.29-47, 2014.
HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais. Santa Catarina: VII ENPEC, 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. [Internet]. Censo 2010: Cidades.[Acesso em 2013]. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?lang=&codmun=130420&search=%7Ctefe>.
KELLER, L.; BARBOSA, S.; BAIOTTO,C. R.; SILVA, V. M. A importância da experimentação no ensino de Biologia. In: XVI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Porto Alegre. Anais. Rio Grande do Sul: Universidade de Cruz Alta, 2011.
KRASILCHIK, M. Tendências do Ensino de Biologia no Brasil.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LEITE, A. C. S.; ARCHILHA, R. L.; CARNEIRO, A. L. M. O ensino de ciências no ensino fundamental o PCN de ciências naturais e a atuação em sala de aula uma práxis possível. In: 3º Congresso de Pesquisa do Ensino do SINPRO-SP, 2014, São Paulo. Anais. São Paulo: SINPRO-SP, 2014. Disponível em: <http://www.sinprosp.org.br/conpeb/revendo/dados/files/textos/pdf_Relatos_de_Experiencias/O%20ENSINO%20DE%20CI%C3%8ANCIAS%20NO%20ENSINO%20FUNDAMENTAL%20O%20PCN%20DE%20CI%C3%8ANCIAS.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.
MATOS, E. C. A. Ensino de ciências pautado nas relações culturais com o ambiente para a educação do campo. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.22, n.2, p.411-422, 2015.
MELO, J. F. R. Desenvolvimento de atividades práticas experimentais no ensino de Biologia: um estudo de caso. 2010. 75f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) -Universidade de Brasília, Brasília.
MERÇON, F. Os objetivos das ciências naturais no ensino médio. Revista Eletrônica do Vestibular, Rio de Janeiro, v.22, n.8, p.38, 2015. Disponível em: <http://www.revista.vestibular.uerj.br/artigo/artigo.php?seq_artigo=38>. Acesso em: 20 ago. 2016.
MOURA, J.; DEUS, M. S. M.; GONÇALVES, N. M. N.; PERON, A. N. Biologia/Genética: O ensino de biologia, com enfoque a genética, das escolas públicas no Brasil – breve relato e reflexão. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v.34, n.2, p.167-174, 2013.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba. Anais. Paraná: CONADE, 2009. p.3182-3190.
PIUS, F. R.; ROSA, E. J.; PRIMON, C. F. S. Ensino de Biologia. In: I Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, 2016, São Paulo. Anais. São Paulo: UNIBAN, 2016. Disponível em <http://www.uniban.br/pesquisa/iniciacao_cientifica/pdf/ciencias_humanas/educacao/ensino_biologia.pdf>. Acesso em: 27 set. 2016.
ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia:Uma perspectiva a partir da prática docente. Disponível em <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf>. Acesso em 28 set. 2016.
SILVA,A. A.; FILHA, R. T. S.; FREITAS, S. R. S. Utilização de modelo didático como metodologia complementar ao ensino da anatomia celular. Biota Amazônia, Amapá, v.6, n.3, p.17-21, 2016.
SILVA, F. S. S.; MORAIS, L. J. O.; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de Biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do município de Imperatriz (MA). Revista UNI, Imperatriz, v.1, n.1, p.135-149, 2011.
SHIGUTI; W. A.; SHIGUTI. V. S. C. Apostila de Estatística.Brasília, 2006. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~paulo.s.borges/Download/Apostila5_INE5102_Quimica.pdf.>. Acesso em: 27 set. 2016.
SOBRINHO, R. S. A importância do ensino da Biologia para o cotidiano.2009. 40f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) -Faculdade Integradada Grande Fortaleza.
SOUZA, L. L.; FREITAS, S. R. S. O ensino de Ciências e Biologia no Amazonas: experiências do PIBID no município de Tefé. Jundiaí, Paco Editorial, 2016. 136p.
TEIXEIRA, P. M. M.; NETO, J. M. Investigando a pesquisa educacional. Um estudo enfocando dissertações e teses sobre o ensino de Biologia no Brasil. Investigações em Ensino de Ciências, São Paulo, v.11, n.2, p.261-282, 2006.