Contribuições do estágio na formação e profissionalização de professores

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Vandeí Pinto da Silva

Resumo

O estudo objetiva analisar contribuições do estágio curricular na formação e profissionalização de professores. Os referenciais provêm de literatura na área, experiências obtidas como professor de Estágio e atuação em Comissões de Licenciaturas e Estágios. Na formação de professores são frequentes os questionamentos acerca do distanciamento entre formação universitária e exercício profissional. As falsas dicotomias sobre as relações bacharelado e licenciatura, teoria e prática e disciplinas básicas e pedagógicas não contribuem para a compreensão e resolução do problema. Há que se assegurar nos projetos dos cursos de licenciatura formação acadêmica integrada e sólida na área básica do curso e na área pedagógica. O modo de inserção do estagiário nas escolas deve propiciar autonomia para o exercício profissional efetivo. Para além da superação de entraves legais, será necessária a elaboração de projetos de estágios que incluam os sujeitos diretamente envolvidos: professor orientador da universidade, estagiário e professor supervisor da unidade concedente.

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Como Citar
Silva, V. P. da. (2017). Contribuições do estágio na formação e profissionalização de professores . Ensino Em Re-Vista, 1(1), 344–363. https://doi.org/10.14393/v24n2a2017-03
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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