Incorporação do habitus de homo magister no interior do estágio colaborativo em Física: um olhar sobre a relação entre professor supervisor e estagiário / Incoporation of the homo magister habitus inside the collaborative physics traineeship: A look at

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Luiz Gonzaga Roversi Genovese
José Rildo de Oliveira Queiroz
Danillo Deus Castilho

Resumo

O presente trabalho problematiza a relação entre um professor supervisor e um estagiário no transcorrer do estágio colaborativo em Física desenvolvido numa escola pública. Para tanto, emprega noções de campo escolar, campo da escola, habitus e capital docente de maneira a evidenciar as incorporações das disposições do professor supervisor pelo estagiário. Diante das características da temática investigada, tanto a constituição quanto a análise dos dados foram realizadas segundo a perspectiva de um estudo de caso de viés qualitativo. Os resultados provenientes da análise apontam que a proximidade das origens sociais e a estrutura do campo escolar favoreceram não só o início do estágio colaborativo como também o processo de incorporação das disposições do professor supervisor pelo estagiário. Essas incorporações, relacionadas ao conteúdo, a recursos didático-pedagógicos e a agentes internos e externos à escola, estavam sob a égide do capital social.

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Como Citar
Genovese, L. G. R., Queiroz, J. R. de O., & Castilho, D. D. (2016). Incorporação do habitus de homo magister no interior do estágio colaborativo em Física: um olhar sobre a relação entre professor supervisor e estagiário / Incoporation of the homo magister habitus inside the collaborative physics traineeship: A look at. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 311–332. https://doi.org/10.14393/ER-v22n2a2015-5
Seção
Dossiê ensino de Física/Physics Teaching Dossier

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