Reformas educacionais e reconfiguração da universidade / Educational reforms and university reconfiguration

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Sarita Medina Silva
Luiza Vitória Vital Andrade

Resumo

Este artigo tem por objetivo contextualizar o ensino superior evidenciando a conjuntura política educacional que reconfigurou a universidade brasileira a partir da década de 1990. Nesse sentido, foi apresentado um breve percurso do processo de desenvolvimento das políticas públicas educacionais que envolvem a reconfiguração da universidade e a democratização do acesso proposto pelas políticas de expansão do ensino superior, considerando as contradições quanto à proposição de avanços e os retrocessos. Assim, a finalidade deste texto é situar a dinâmica atual do funcionamento das universidades federais.

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Como Citar
Silva, S. M., & Andrade, L. V. V. (2016). Reformas educacionais e reconfiguração da universidade / Educational reforms and university reconfiguration. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 423–438. https://doi.org/10.14393/10.14393/ER-v22n2a2015-13
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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