Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação nas Escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n2-2018-51362Palabras clave:
Tecnologia Digital da Informação e Comunicação, Práticas Docentes no Ensino Fundamental, Formação inicial e continuada de ProfessoresResumen
Neste artigo pondera-se sobre o ensino e a aprendizagem no Ensino Fundamental que têm sido foco de muitas investigações e preocupações quanto aos resultados têm apresentado defasagens e revelado lacunas no processo de formação inicial e continuada dos professores. Considerando que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, com seus recursos pedagógicos privilegiados para o ensino nas diferentes disciplinas, e, também, de forma interdisciplinar, tornam-se constitutiva de aprendizagem e desenvolvimento de competências essenciais à formação do aluno e para tanto deve ser do domínio docente. Considerou-se o percurso da investigação por meio da pesquisa-ação, envolvendo coletas e análises de dados a partir das ações formativas e/ou observação de práticas pedagógicas dos profissionais participantes, onde tais práticas desvelaram riqueza de contextos, onde foram explorados temas transversais: educação nutricional e alimentar, educação étnico-racial, educação ambiental, direitos humanos entre outros relevantes para os alunos e a exploração de recursos tecnológicos diversos.
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