Contribuições da iconografia de Boris Kossoy e da iconologia de Erwin Panofsky para a pesquisa em História da Educação

Contenu principal de l'article

Júlio Resende Costa
Sônia Maria dos Santos

Résumé

A análise da fotografia como documento insere-se no campo da História Social e da História das Mentalidades. O artigo situa a importância das fontes iconográficas no contexto da pesquisa em história da educação. A iconografia não rivaliza nem nega outras fontes, mas articula-se com elas, fornecendo informações inéditas, nem sempre encontradas nos documentos clássicos. O texto traz uma discussão metodológica sobre a utilização de fotografias na pesquisa historiográfica. Propõe e foca no alinhamento de duas perspectivas de análise fotográfica: a iconografia de Boris Kossoy e a iconologia de Erwin Panofsky, em diálogo com as análises de Ana Maria Mauad, Solange Ferraz de Lima, Vânia Carneiro de Carvalho e Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses. Em conjunto, a iconografia e a iconologia abrem novos espectros de abordagem, análise e interpretação da história. As duas técnicas contribuem para a decifração do conteúdo imagético. As fotografias não são recursos alegóricos. Carregam simbologias, representações e significados que não podem ser desprezados pela historiografia da educação. Não é o quantitativo de imagens arroladas no estudo que confere qualidade à pesquisa, mas o esforço interpretativo do pesquisador na busca das relações causais dos fenômenos históricos que podem ser encontradas no artefato fotográfico.

Renseignements sur l'article

Rubrique

Articles

Biographies de l'auteur-e

Júlio Resende Costa, Centro Estadual de Educação Continuada Monsenhor Geraldo Mendes Vasconcelos (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7953-6665

http://lattes.cnpq.br/7338976171385170

jresendecosta@gmail.com

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-7217-1576

http://lattes.cnpq.br/9281057859793276

soniaufu@gmail.com

Comment citer

Costa, J. R., & Santos, S. M. dos. (2025). Contribuições da iconografia de Boris Kossoy e da iconologia de Erwin Panofsky para a pesquisa em História da Educação. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-33. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-33

Références

BARROS, José D’Assunção. Fontes históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a pesquisa histórica. Mouseion: Revista do Museu e Arquivo Histórico La Salle, Canoas, RS, n.12, p.129-159, mai-ago/2012. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/332/414. Acesso em: 02 jul. 2022.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter; SCHÖTTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Miriam. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tadeu Capistrano (Org.). Tradução de Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. p. 9-40. 256 p. (Coleção ArteFíssil).

BERGER, John. Modos de ver. Barcelona: Gustavo Gilli, 2000. 192 p.

BOCCATO, Vera Regina Casari; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Discutindo a análise documental de fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos BAD: Revista da Associação Portuguesa de Bibliotecários, arquivistas e documentalistas, Lisboa, Portugal, n. 2, 2006, p. 84-100. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-99362006000200010.

BUCK-MORSS, Susan. Estética e anestésica: uma reconsideração de A obra de arte de Walter Benjamin. In: BENJAMIN, Walter; SCHÖTTKER, Detlev; BUCK-MORSS, Susan; HANSEN, Miriam. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Tadeu Capistrano (Org.). Tradução de Marijane Lisboa e Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. p. 155-204. 256 p. (Coleção ArteFíssil).

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem. dObra[s]: Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, [S.l.], v.5, n.11, p.56-66, 2012. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.163.

EDWARDS, Elizabeth. Photographs as Strong History? In: CARAFFA, Costanza; SERENA Tiziana (Orgs.). Photo Archives and the Idea of Nation, 322-328. Berlim: Walter de Gruyter, 2015.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. 280 p.

KOSSOY, Boris. Fotografia & história. 4. ed. amp. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012. 184 p.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Circuitos e potencial icônico da fotografia: o caso Aylan Kurdi. Estudos Ibero-Americanos, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 41-60, 2018. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-864X.2018.1.27676.

MARROU, Henri-Irénée. De la connaissance historique. Paris: Éditions du Seuil, 1954. 318 p. Disponível em: https://www.academia.edu/8497514. Acesso em: 27 jun. 2022.

MARTINS, Ernesto Candeias. Um olhar sobre as fontes e as abordagens da investigação histórico-educativa. Educare Educere: Revista da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, Castelo Branco, Portugal, ano IV, n. 5, dezembro de 1998, p. 87-89, 1998. Disponível em: https://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/1304. Acesso em: 16 mai. 2022.

MAUAD, Ana Maria. Esto no es una ventana: la mirada fotográfica de Genevieve Naylor a Brasil, 1940-1942. Revista de Arte Ibero Nierika, [S.l.], n. 27. ene-jun. 2025, p. 20-45. DOI: https://doi.org/10.48102/nierika.vi27.754.

MAUAD, Ana Maria. Fotografia pública e cultura do visual, em perspectiva histórica. Revista Brasileira de História da Mídia, [S. l.], v.2, n.2, jul-dez. 2013, p.11-20. DOI: https://doi.org/10.26664/issn.2238-5126.2220134056.

MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de Brum. Imagem, história e ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Belém, v. 9, n. 2, p. 283-286, mai-ago. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-81222014000200002.

MAUAD, Ana Maria; LOUZADA, Silvana; SOUZA JÚNIOR, Luciano Gomes de. Das revistas ilustradas ao fotojornalismo independente: itinerários da prática fotográfica no Brasil do século XX. Fotocinema: Revista Científica de Cine y Fotografía, [S. l.], n. 22, p. 221–254, 2021. DOI: https://doi.org/10.24310/Fotocinema.2021.vi22.11713.

MAUAD, Ana Maria. Os fatos e suas fotos: dispositivos modernos na produção do acontecimento na contemporaneidade. Revista Z Cultural, Ano IV, n.1, p.1-13, 2008. Disponível em: https://revistazcultural.pacc.ufrj.br/os-fatos-e-suas-fotos-dispositivos-modernos-na-producao-do-acontecimento-na-contemporaneidade-de-ana-maria-mauad-2/. Acesso em: 30 abr. 2025.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A fotografia como documento: Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo: Revista do Departamento de História da UFF, Niterói, v.7, n.14, p.131-142, 2003a. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1670/167018094007.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. v.23, n.45, p.11-36, 2003b. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100002.

MÜLLER, Tania. A fotografia como instrumento e objeto de pesquisa: imagens da Imprensa e do Estado do cotidiano de crianças e adolescentes do Serviço de Assistência ao Menor - SAM – (1959-1961). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade, 29., Caxambu, MG. Anais [...]. Caxambu, MG: ANPEd, 2006, p.1-15. Disponível em: https://legado.anped.org.br/sites/default/files/gt02-1796.pdf. Acesso em: 19 abr. 2025.

OLIVEIRA, Terezinha; NUNES, Meire Aparecida Lóde.Análise iconográfica: um caminho metodológico de pesquisa em história da educação. Revista Contrapontos, v. 10, n.3, p.307-313, set-dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.univali.br/ index.php/rc/issue/view/159. Acesso em: 04 mai. 2025.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. Tradução de Maria Clara Forbes Kneese e Jacob. Guinsburg. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. 440 p. (Coleção Debates).

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 28-35, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4913/art5_22e.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.

SCHIMITT, Jean-Claude. O corpo das imagens: ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. São Paulo: Edusc, 2007. 382 p.