“Acolher, educar e encaminhar na vida”: o preventório Eunice Weaver e a formação escolar profissional de filhas/filhos de pais/mães hansenianos (Araguari, MG, 1952–65)
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Resumo
Este estudo aborda o ensino profissional no Preventório Eunice Weaver de Araguari, MG. A pesquisa partiu destas questões: como foi a gênese do preventório? Como se processaram internações e saídas? Como se caracterizava a experiência de internação e consequências? Os objetivos foram caracterizar a gênese do preventório e compreender o processo de internação. Trata-se de pesquisa histórica documental e empírica alinhada na história das instituições escolares cujas fontes foram jornais, leis e transcrição de entrevista. O recorte temporal vai de 1952 (inauguração do preventório) e 1965 (saída do grupo internado em 1959). Foram entrevistadas três irmãs. A análise seguiu categorias antecedência, cotidiano e consequência relativas à internação. Os resultados permitem põem em xeque discursos sobre internos/internas terem tratamento que amenizaria a distância da família e a falta de carinho e amor. O que tiveram foram castigo e humilhação, além de trabalho não remunerado.
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Referências
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Acervo on-line consultado
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