Apresentação - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX)

Conteúdo do artigo principal

Claudia Panizzolo
Mirian Jorge Warde

Resumo

Os estudos relativos à transnacionalidade de artefatos e práticas pedagógicos, bem como o seu potencial de transnacionalização, têm se apresentado há um par de anos em periódicos de História da Educação de diversos países ocidentais. Com isso, o exame do tema avançou consideravelmente, mas está longe de ter se esgotado; há muito o que estudar sobre os livros escolares e sua circulação mundo afora. Por isso, esse dossiê investe no aprofundamento de um tópico relativo ao tema: circulação transnacional de materiais pedagógicos impressos, quer tenham nascido com destinação escolar quer tenham ganhado ulterior uso escolar. Tornou-se quase que sinônimo da modernidade a circulação de materiais impressos dados ao acesso pelas mais diferentes formas que vão do empréstimo à venda superfaturada; da impressão em folha solta a encadernados luxuosos; de versões vernaculares a traduções pouco ou nada amistosas, incluídas às muitas “apropriações” alimentadas por peculiares visões dos “gostos locais”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Panizzolo, C., & Warde, M. J. (2022). Apresentação - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e115. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-115
Seção
Dossiê 4 - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX)
Biografia do Autor

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1119-6729
http://lattes.cnpq.br/2154986656715564
mjwarde@uol.com.br