Apresentação - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX)

Contenu principal de l'article

Claudia Panizzolo
Mirian Jorge Warde

Résumé

Os estudos relativos à transnacionalidade de artefatos e práticas pedagógicos, bem como o seu potencial de transnacionalização, têm se apresentado há um par de anos em periódicos de História da Educação de diversos países ocidentais. Com isso, o exame do tema avançou consideravelmente, mas está longe de ter se esgotado; há muito o que estudar sobre os livros escolares e sua circulação mundo afora. Por isso, esse dossiê investe no aprofundamento de um tópico relativo ao tema: circulação transnacional de materiais pedagógicos impressos, quer tenham nascido com destinação escolar quer tenham ganhado ulterior uso escolar. Tornou-se quase que sinônimo da modernidade a circulação de materiais impressos dados ao acesso pelas mais diferentes formas que vão do empréstimo à venda superfaturada; da impressão em folha solta a encadernados luxuosos; de versões vernaculares a traduções pouco ou nada amistosas, incluídas às muitas “apropriações” alimentadas por peculiares visões dos “gostos locais”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Panizzolo, C., & Warde, M. J. (2022). Apresentação - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e115. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-115
Rubrique
Dossiê 4 - Circulação transnacional de livros de leitura e de manuais pedagógicos (entre fins do século XIX e início do século XX)
Bibliographies de l'auteur-e

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1119-6729
http://lattes.cnpq.br/2154986656715564
mjwarde@uol.com.br