Apresentación - Circulación transnacional de libros de lectura y de manuais pedagógicos (entre finales del siglo XIX e início del siglo XX)

Contenido principal del artículo

Claudia Panizzolo
Mirian Jorge Warde

Resumen

Os estudos relativos à transnacionalidade de artefatos e práticas pedagógicos, bem como o seu potencial de transnacionalização, têm se apresentado há um par de anos em periódicos de História da Educação de diversos países ocidentais. Com isso, o exame do tema avançou consideravelmente, mas está longe de ter se esgotado; há muito o que estudar sobre os livros escolares e sua circulação mundo afora. Por isso, esse dossiê investe no aprofundamento de um tópico relativo ao tema: circulação transnacional de materiais pedagógicos impressos, quer tenham nascido com destinação escolar quer tenham ganhado ulterior uso escolar. Tornou-se quase que sinônimo da modernidade a circulação de materiais impressos dados ao acesso pelas mais diferentes formas que vão do empréstimo à venda superfaturada; da impressão em folha solta a encadernados luxuosos; de versões vernaculares a traduções pouco ou nada amistosas, incluídas às muitas “apropriações” alimentadas por peculiares visões dos “gostos locais”.

Detalles del artículo

Sección

Dossie 4 - Circulación transnacional de libros de lectura y de manuais pedagógicos (entre finales del siglo XIX e início del siglo XX)

Biografía del autor/a

Mirian Jorge Warde, Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1119-6729
http://lattes.cnpq.br/2154986656715564
mjwarde@uol.com.br

Cómo citar

Apresentación - Circulación transnacional de libros de lectura y de manuais pedagógicos (entre finales del siglo XIX e início del siglo XX). (2022). Cadernos De História Da Educação, 21(Contínua), e115. https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-115