Arquivos Pessoais no radar do Tempo Presente. Dimensões e possibilidades nos estudos acadêmicos

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Maria Teresa Santos Cunha
Doris Bittencourt Almeida

Resumo

Neste texto, discutem-se as condições de produção, conservação e utilização de arquivos pessoais de professores universitários, sujeitos dotados de intelectualidade, e suas inscrições na História da Educação, mediadas pela experiência investigativa da História do Tempo Presente. Tal abordagem contempla, em diferentes temporalidades, as dimensões e possibilidades dos arquivos pessoais desses educadores em que o estudo de tais trajetórias de vida no tempo presente, permite reconfigurações de passados. Salienta-se, igualmente, o uso desses documentos como meio de investigar ações individuais como coletivas que atravessaram a vida cotidiana e acadêmica de Balduíno Antonio Andreolla (UFRGS) e Walter Fernando Piazza (UFSC), entre as décadas de 1950 a 1990. Problematizar gestos intencionais de guardar papeis do passado permite pensar se tais experiências podem ser consideradas memoráveis nos percursos dos professores a ponto de ocuparem lugar em suas gavetas. Guardaram para não esquecerem? Seria a preservação um modo de buscarem, em vida, uma espécie de musealização de sua memória?

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Como Citar
Cunha, M. T. S. ., & Almeida, D. B. (2021). Arquivos Pessoais no radar do Tempo Presente. Dimensões e possibilidades nos estudos acadêmicos. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e049. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-49
Seção
Dossiê - Traços que deixam traços: arquivos pessoais no tempo presente
Biografia do Autor

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil)

http://orcid.org/0000-0001-6200-6713
http://lattes.cnpq.br/1895532605964830
mariatsc@gmail.com

Doris Bittencourt Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-4817-0717
http://lattes.cnpq.br/5715085520250456
almeida.doris@gmail.com

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