Arquivos Pessoais no radar do Tempo Presente. Dimensões e possibilidades nos estudos acadêmicos
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Resumo
Neste texto, discutem-se as condições de produção, conservação e utilização de arquivos pessoais de professores universitários, sujeitos dotados de intelectualidade, e suas inscrições na História da Educação, mediadas pela experiência investigativa da História do Tempo Presente. Tal abordagem contempla, em diferentes temporalidades, as dimensões e possibilidades dos arquivos pessoais desses educadores em que o estudo de tais trajetórias de vida no tempo presente, permite reconfigurações de passados. Salienta-se, igualmente, o uso desses documentos como meio de investigar ações individuais como coletivas que atravessaram a vida cotidiana e acadêmica de Balduíno Antonio Andreolla (UFRGS) e Walter Fernando Piazza (UFSC), entre as décadas de 1950 a 1990. Problematizar gestos intencionais de guardar papeis do passado permite pensar se tais experiências podem ser consideradas memoráveis nos percursos dos professores a ponto de ocuparem lugar em suas gavetas. Guardaram para não esquecerem? Seria a preservação um modo de buscarem, em vida, uma espécie de musealização de sua memória?
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