O método direto no ensino de línguas estrangeiras no Colégio Pedro II na década de 1930

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Jonathas de Paula Chaguri
Maria Cristina Gomes Machado

Resumo

O objeto deste texto é apresentar como se constituiu o uso do método direto nas aulas de línguas estrangeiras no ensino secundário brasileiro no Colégio Pedro II ao longo da década de 1930. O responsável por implementar esse método, no ensino secundário, foi o professor-chefe de francês Antônio Carneiro Leão do Colégio Pedro II. A implantação deste método no programa do ensino das línguas estrangeiras no Pedro II possibilitou a superação do modelo de uma escola tradicional que enfatizava um ensino de línguas estrangeiras de forma livresco. Isso ocorreu devido o engajamento no ideário de uma escola ativa, que buscou fortalecer as capacidades do educando para o meio de produção, mediante atividades que atendessem as suas necessidades, de forma funcional.

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Como Citar
Chaguri, J. de P. ., & Machado, M. C. G. . (2020). O método direto no ensino de línguas estrangeiras no Colégio Pedro II na década de 1930. Cadernos De História Da Educação, 19(2), 575–596. https://doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-18
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco (Brasil)

http://orcid.org/0000-0002-7525-9653
http://lattes.cnpq.br/2542979297222110
jo_chaguri@hotmail.com

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá (Brasil)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
https://orcid.org/0000-0002-7359-4562
http://lattes.cnpq.br/3874168724032825
mcgm.uem@gmail.com

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