AS FOTOGRAFIAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DAS ESCOLAS RURAIS EM UBERLÂNDIA (1933-1959)

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Sandra Cristina Fagundes de Lima

Resumo

Este texto fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural para discutir o emprego da fotografia como fonte para os estudos e pesquisas em História da Educação. Apresenta inicialmente uma discussão teórico-conceitual relativa à questão das fontes iconográficas e, em seguida, analisa, por meio das fotografias pertencentes ao acervo fotográfico que compõe a Coleção Professor Jerônimo Arantes, as representações construídas dos estabelecimentos de ensino situados na zona rural de Uberlândia durante os anos de 1933 a 1959. A pesquisa contempla a caracterização, origem e finalidade das fotografias, as representações dos alunos, professores e do próprio Jerônimo Arantes, enquanto proprietário do acervo. As imagens analisadas possibilitam identificar alguns aspectos das escolas retratadas e ir ao encontro dos elementos que conformaram a cultura escolar domunicípio; propiciam ainda compreender as representações e práticas produzidas pelos sujeitos das escolas rurais e aquilatar o papel dessas instituições no processo de escolarização da sociedade local.

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Como Citar
Lima, S. C. F. de. (2008). AS FOTOGRAFIAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DAS ESCOLAS RURAIS EM UBERLÂNDIA (1933-1959). Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/422
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Artigos