AS FOTOGRAFIAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DAS ESCOLAS RURAIS EM UBERLÂNDIA (1933-1959)
Contenu principal de l'article
Résumé
Este texto fundamenta-se nos pressupostos da História Cultural para discutir o emprego da fotografia como fonte para os estudos e pesquisas em História da Educação. Apresenta inicialmente uma discussão teórico-conceitual relativa à questão das fontes iconográficas e, em seguida, analisa, por meio das fotografias pertencentes ao acervo fotográfico que compõe a Coleção Professor Jerônimo Arantes, as representações construídas dos estabelecimentos de ensino situados na zona rural de Uberlândia durante os anos de 1933 a 1959. A pesquisa contempla a caracterização, origem e finalidade das fotografias, as representações dos alunos, professores e do próprio Jerônimo Arantes, enquanto proprietário do acervo. As imagens analisadas possibilitam identificar alguns aspectos das escolas retratadas e ir ao encontro dos elementos que conformaram a cultura escolar domunicípio; propiciam ainda compreender as representações e práticas produzidas pelos sujeitos das escolas rurais e aquilatar o papel dessas instituições no processo de escolarização da sociedade local.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Lima, S. C. F. de. (2008). AS FOTOGRAFIAS COMO FONTE PARA A HISTÓRIA DAS ESCOLAS RURAIS EM UBERLÂNDIA (1933-1959). Cadernos De História Da Educação, 5. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/422
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).