CIDADE E INSTITUIÇÃO ESCOLAR NAS TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORA

Conteúdo do artigo principal

Diva Otero Pavan
Laurizete Ferragut Passos

Resumo

Este estudo pretende analisar, nas trajetórias profissionais de um grupo de seis professoras primárias que atuaram na década de 1950 e um grupo de seis professoras que atuaram na década de 1990, numa mesma escola, o entrelaçamento entre a história da cidade e a história da escola. Entende-se que, dentre a multiplicidade de fontes, o exame das trajetórias e das práticas de professoras será aqui considerado como uma das dimensões envolvidas na construção da história das instituições escolares. Para o presente estudo buscou-se organizar discursivamente o projeto institucional de uma escola centenária do interior do estado de São Paulo, a partir dos depoimentos orais das professoras e considerando os diferentes momentos e suas relações com o contexto interno e com as relações externas da escola, no caso, a sua relação com a história da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pavan, D. O., & Passos, L. F. (2008). CIDADE E INSTITUIÇÃO ESCOLAR NAS TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORA. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/407
Edição
Seção
Dossiê II