CIDADE E INSTITUIÇÃO ESCOLAR NAS TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo pretende analisar, nas trajetórias profissionais de um grupo de seis professoras primárias que atuaram na década de 1950 e um grupo de seis professoras que atuaram na década de 1990, numa mesma escola, o entrelaçamento entre a história da cidade e a história da escola. Entende-se que, dentre a multiplicidade de fontes, o exame das trajetórias e das práticas de professoras será aqui considerado como uma das dimensões envolvidas na construção da história das instituições escolares. Para o presente estudo buscou-se organizar discursivamente o projeto institucional de uma escola centenária do interior do estado de São Paulo, a partir dos depoimentos orais das professoras e considerando os diferentes momentos e suas relações com o contexto interno e com as relações externas da escola, no caso, a sua relação com a história da cidade.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Pavan, D. O., & Passos, L. F. (2008). CIDADE E INSTITUIÇÃO ESCOLAR NAS TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORA. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/407
Edição
Seção
Dossiê II
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).