A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EM SOROCABA — UM BALANÇO PRELIMINAR

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Jorge Luis Cammarano González
Wilson Sandano

Resumo

Este texto vincula-se à pesquisa "Formação da educação escolar em Sorocaba", circunscrita ao período de 1850 a 1920, que é caracterizado, no âmbito da produção historiográfica correspondente à história de Sorocaba, como período de decadência do tropeirismo e de início da industrialização da cidade. Procura, por meio de fontes documentais, caracterizar a segunda metade do século XIX, concentrando a atenção na formação do espaço histórico de Sorocaba; nas práticas produtivas correspondentes a esse período; na constituição das mediações entre cotidiano escolar e história; nas relações entre Estado, política educacional e sistema escolar e nas práticas formativas dos professores e institutores. O artigo, que apresenta resultados parciais da pesquisa, tem como problematização norteadora da investigação: "que condições estão presentes no processo de formação da educação escolar pública em Sorocaba, no século XIX?"

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Como Citar
González, J. L. C., & Sandano, W. (2008). A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EM SOROCABA — UM BALANÇO PRELIMINAR. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/399
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Artigos