A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EM SOROCABA — UM BALANÇO PRELIMINAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto vincula-se à pesquisa "Formação da educação escolar em Sorocaba", circunscrita ao período de 1850 a 1920, que é caracterizado, no âmbito da produção historiográfica correspondente à história de Sorocaba, como período de decadência do tropeirismo e de início da industrialização da cidade. Procura, por meio de fontes documentais, caracterizar a segunda metade do século XIX, concentrando a atenção na formação do espaço histórico de Sorocaba; nas práticas produtivas correspondentes a esse período; na constituição das mediações entre cotidiano escolar e história; nas relações entre Estado, política educacional e sistema escolar e nas práticas formativas dos professores e institutores. O artigo, que apresenta resultados parciais da pesquisa, tem como problematização norteadora da investigação: "que condições estão presentes no processo de formação da educação escolar pública em Sorocaba, no século XIX?"
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
González, J. L. C., & Sandano, W. (2008). A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EM SOROCABA — UM BALANÇO PRELIMINAR. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/399
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).