GRUPOS ESCOLARES EM MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CARÃTER REGIONAL E DEMOGRÃFICO SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objeto deste é explicitar algumas investigações sobre os grupos escolares em Minas Gerais e, em particular, na região do Triângulo Mineiro. Estruturalmente, envolve vários aspectos conjugados entre si, desde os contornos teórico-metodológicos sobre as instituições escolares; as diretrizes a respeito dos grupos escolares em Minas Gerais segundo a Reforma João Pinheiro desde 1906, às quais a região do Triângulo Mineiro (TM)/está associada, bem como o processo de criação e implantação de alguns grupos escolares no decorrer da Primeira República na referida região; correlações entre os dados censitários municipais e distritais de 1920 e a emergência dos grupos escolares no TM; e, por último, o Deixando em Aberto com o Prof. Aristophanes e a Profa. Eudóxia, profissionais da escola primária de Conquista, MG.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Araújo, J. C. S. (2013). GRUPOS ESCOLARES EM MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CARÃTER REGIONAL E DEMOGRÃFICO SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21707
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).