GRUPOS ESCOLARES EM MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CARÃTER REGIONAL E DEMOGRÃFICO SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA
Contenu principal de l'article
Résumé
O objeto deste é explicitar algumas investigações sobre os grupos escolares em Minas Gerais e, em particular, na região do Triângulo Mineiro. Estruturalmente, envolve vários aspectos conjugados entre si, desde os contornos teórico-metodológicos sobre as instituições escolares; as diretrizes a respeito dos grupos escolares em Minas Gerais segundo a Reforma João Pinheiro desde 1906, às quais a região do Triângulo Mineiro (TM)/está associada, bem como o processo de criação e implantação de alguns grupos escolares no decorrer da Primeira República na referida região; correlações entre os dados censitários municipais e distritais de 1920 e a emergência dos grupos escolares no TM; e, por último, o Deixando em Aberto com o Prof. Aristophanes e a Profa. Eudóxia, profissionais da escola primária de Conquista, MG.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Araújo, J. C. S. (2013). GRUPOS ESCOLARES EM MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CARÃTER REGIONAL E DEMOGRÃFICO SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA. Cadernos De História Da Educação, 11(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21707
Numéro
Rubrique
Articles
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).