GRUPOS ESCOLARES EM MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CARÃTER REGIONAL E DEMOGRÃFICO SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objeto deste é explicitar algumas investigações sobre os grupos escolares em Minas Gerais e, em particular, na região do Triângulo Mineiro. Estruturalmente, envolve vários aspectos conjugados entre si, desde os contornos teórico-metodológicos sobre as instituições escolares; as diretrizes a respeito dos grupos escolares em Minas Gerais segundo a Reforma João Pinheiro desde 1906, às quais a região do Triângulo Mineiro (TM)/está associada, bem como o processo de criação e implantação de alguns grupos escolares no decorrer da Primeira República na referida região; correlações entre os dados censitários municipais e distritais de 1920 e a emergência dos grupos escolares no TM; e, por último, o Deixando em Aberto com o Prof. Aristophanes e a Profa. Eudóxia, profissionais da escola primária de Conquista, MG.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
Araújo, J. C. S. (2013). GRUPOS ESCOLARES EM MINAS GERAIS: UM ESTUDO DE CARÃTER REGIONAL E DEMOGRÃFICO SOBRE A PRIMEIRA REPÚBLICA. Cadernos De História Da Educação, 11(2). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21707