PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO: ESCOLA PAROQUIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE PRIMEIRA LETRAS EM SÃO PAULO

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José Rubens L. Jardilino
Ferreira Silveira Lima
Leandro de Proença Lopes

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre as escolas paroquiais do protestantismo em São Paulo, na segunda metade do século XIX. Na primeira parte, elaboramos uma leitura histórica sobre as relações entre o protestantismo e a educação, apontando especialmente o contexto da inserção do protestantismo no Brasil. A segunda parte compõe-se de duas experiências educacionais das missões protestantes em São Paulo: uma referente à tradição calvinista-reformada (presbiteriana) de Escola Paroquial de modelo norte-americano e a outra, de experiência Batista (congregacional) sobre os primórdios do Colégio Batista Brasileiro de São Paulo, no final do século XIX e começo do século XX.

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Como Citar
Jardilino, J. R. L., Lima, . F. S., & Lopes, L. de P. (2012). PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO: ESCOLA PAROQUIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE PRIMEIRA LETRAS EM SÃO PAULO. Cadernos De História Da Educação, 10(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14625
Seção
Artigos