PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO: ESCOLA PAROQUIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE PRIMEIRA LETRAS EM SÃO PAULO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre as escolas paroquiais do protestantismo em São Paulo, na segunda metade do século XIX. Na primeira parte, elaboramos uma leitura histórica sobre as relações entre o protestantismo e a educação, apontando especialmente o contexto da inserção do protestantismo no Brasil. A segunda parte compõe-se de duas experiências educacionais das missões protestantes em São Paulo: uma referente à tradição calvinista-reformada (presbiteriana) de Escola Paroquial de modelo norte-americano e a outra, de experiência Batista (congregacional) sobre os primórdios do Colégio Batista Brasileiro de São Paulo, no final do século XIX e começo do século XX.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Jardilino, J. R. L., Lima, . F. S., & Lopes, L. de P. (2012). PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO: ESCOLA PAROQUIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE PRIMEIRA LETRAS EM SÃO PAULO. Cadernos De História Da Educação, 10(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14625
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).