PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO: ESCOLA PAROQUIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE PRIMEIRA LETRAS EM SÃO PAULO

Contenu principal de l'article

José Rubens L. Jardilino
Ferreira Silveira Lima
Leandro de Proença Lopes

Résumé

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre as escolas paroquiais do protestantismo em São Paulo, na segunda metade do século XIX. Na primeira parte, elaboramos uma leitura histórica sobre as relações entre o protestantismo e a educação, apontando especialmente o contexto da inserção do protestantismo no Brasil. A segunda parte compõe-se de duas experiências educacionais das missões protestantes em São Paulo: uma referente à tradição calvinista-reformada (presbiteriana) de Escola Paroquial de modelo norte-americano e a outra, de experiência Batista (congregacional) sobre os primórdios do Colégio Batista Brasileiro de São Paulo, no final do século XIX e começo do século XX.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Jardilino, J. R. L., Lima, . F. S., & Lopes, L. de P. (2012). PROTESTANTISMO E EDUCAÇÃO: ESCOLA PAROQUIAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE PRIMEIRA LETRAS EM SÃO PAULO. Cadernos De História Da Educação, 10(2). Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/14625
Rubrique
Articles