A HISTÓRIA ORAL DE PROFESSORAS PRIMÃRIAS (1930-1950)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo desta pesquisa é investigar como as professoras primárias que atuaram no Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, do município de Uberlândia-MG, no período de 1930 a 1950, apropriaram-se dos ideais republicanos de civilizar, moralizar e higienizar, buscando a civilidade, a ordem e o progresso. Utilizou-se a história oral como um recurso metodológico de natureza historiográfica, aplicado para se estudar a vida de pessoas, grupos ou comunidades. Nesse sentido, valeu-se de fontes primárias do grupo escolar, encontradas no arquivo público do município, de bibliografia sobre o tema e entrevistaram-se quatro professoras que atuaram na época. Após analisar, relacionar e confrontar as entrevistas com os documentos e com a bibliografia compreendeu-se que as professoras, mediante as suas experiências de vida pessoal, familiar e profissional foram constituindo-se como professoras republicanas. Tomaram para si os princípios e os valores republicanos, produzindo assim um modo de ser, pensar, sentir e agir próprios. Tais resultados revelaram a necessidade de uma formação que amplie a capacidade do professor de pensar, de argumentar e inserir-se nos processos educacionais, sociais, políticos e econômicos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Martins, R. M. de S., & Santos, S. M. dos. (2011). A HISTÓRIA ORAL DE PROFESSORAS PRIMÃRIAS (1930-1950). Cadernos De História Da Educação, 10(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13156
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).