A Didática nos cursos de formação de professores: sobre tempos, espaços e alguns sujeitos envolvidos com a disciplina na Universidade de São Paulo e na Universidade do Brasil (1934-1969)

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Katiene Nogueira da Silva
José Cláudio Sooma Silva

Resumo

O artigo é fruto da pesquisa que analisou a disciplina Didática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo e na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil, visando conhecer dimensões referentes à atuação de alguns de seus professores e os seus programas de ensino, os aspectos históricos de constituição e do ensino da disciplina, seus distanciamentos e suas convergências. Os marcos temporais compreenderam o período de funcionamento das duas instituições, a FFCL/USP (1934-1969) e a FNFi/UB (1939-1968). Com o objetivo de indiciar alguns aspectos referentes às histórias da disciplina Didática no ensino superior, contribuindo também para a recuperação de elementos que fazem parte da cultura e da memória destas instituições que estão entre as mais antigas do Brasil, o estudo tomou como fontes privilegiadas a documentação destas  universidades, obras memorialísticas, programas de disciplinas e planos de ensino.

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Seção

Artigos

Biografia do Autor

Katiene Nogueira da Silva, Universidade de São Paulo (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-1280-3041

http://lattes.cnpq.br/8523522666926651

katiene@usp.br

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-3647-8703

http://lattes.cnpq.br/9289502247184812

claudiosooma@gmail.com

Como Citar

Silva, K. N. da, & Silva, J. C. S. (2025). A Didática nos cursos de formação de professores: sobre tempos, espaços e alguns sujeitos envolvidos com a disciplina na Universidade de São Paulo e na Universidade do Brasil (1934-1969). Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-34. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-34

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