A Didática nos cursos de formação de professores: sobre tempos, espaços e alguns sujeitos envolvidos com a disciplina na Universidade de São Paulo e na Universidade do Brasil (1934-1969)
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Resumo
O artigo é fruto da pesquisa que analisou a disciplina Didática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo e na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil, visando conhecer dimensões referentes à atuação de alguns de seus professores e os seus programas de ensino, os aspectos históricos de constituição e do ensino da disciplina, seus distanciamentos e suas convergências. Os marcos temporais compreenderam o período de funcionamento das duas instituições, a FFCL/USP (1934-1969) e a FNFi/UB (1939-1968). Com o objetivo de indiciar alguns aspectos referentes às histórias da disciplina Didática no ensino superior, contribuindo também para a recuperação de elementos que fazem parte da cultura e da memória destas instituições que estão entre as mais antigas do Brasil, o estudo tomou como fontes privilegiadas a documentação destas universidades, obras memorialísticas, programas de disciplinas e planos de ensino.
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