A Expansão do Ensino Secundário na região Centro-Oeste do Brasil: Estados de Mato Grosso e Goiás (1942-1961)

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Silvia Helena Andrade de Brito
Fernanda Barros
Stella Sanches de Oliveira

Résumé

Segundo a divisão administrativa estabelecida em 1950 pelo IBGE, eram parte da Região Centro-Oeste os estados de Mato Grosso e Goiás. Este é o lócus deste artigo, que enfocará o processo de expansão do ensino secundário nos dois estados, entre 1942 e 1961. O objetivo do trabalho é analisar as similitudes e as particularidades presentes no ensino secundário, em Mato Grosso e Goiás. Para tal, foram utilizadas fontes documentais da historiografia e da história do ensino secundário. Entre os elementos discutidos, incluem-se os acervos existentes e seu impacto sobre as análises propostas; a implantação e expansão do ensino secundário em Mato Grosso e Goiás (tipologia das escolas, matrículas, regiões atendidas, entre outros); e as relações entre o desenvolvimento social da região e a expansão da rede de ensino secundário, enfatizando-se no que se aproximam e no que se distanciam, em tal processo de expansão, os dois estados.

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Brito, S. H. A. de, Barros, F., & Oliveira, S. S. de. (2023). A Expansão do Ensino Secundário na região Centro-Oeste do Brasil: Estados de Mato Grosso e Goiás (1942-1961). Cadernos De História Da Educação, 22(Contínua), e–198. https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-198
Rubrique
Dossiê 3 - História Comparada do Ensino Secundário: renovação da historiografia por comparações, transições, massificações e traduções
Bibliographies de l'auteur-e

Silvia Helena Andrade de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-6186-3980
http://lattes.cnpq.br/9128697324665053
silvia.brito@ufms.br

Stella Sanches de Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Brasil)

https://orcid.org/0000-0001-7643-8015
http://lattes.cnpq.br/7617719212073520
stella.oliveira@ufms.br

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