IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO, UNIVERSIDADES POPULARES E RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Contenu principal de l'article
Résumé
O ambiente cultural português do final do século XIX e primeiras décadas do século XX foi propício ao desenvolvimento das preocupações com a educação popular e com a divulgação científica e cultural. Concretizam-se, então, várias experiências nesse terreno, de que é exemplo a Academia de Estudos Livres, objecto do nosso estudo, fundada em 1889 e que se define, a partir de 1904, como Universidade Popular. Esta associação assegurou o funcionamento de uma escola e dinamizou actividades diversificadas na área da chamada extensão cultural — cursos, conferências e visitas de estudo. A Academia dedicou-se também à edição de publicações, com destaque para os Anais da Academia de Estudos Livres — Universidade Popular (1912-1916), que contêm artigos sobre temáticas e práticas educativas então consideradas relevantes ou inovadoras, para além de informações sobre as actividades desenvolvidas pela Academia. É esta revista que se assume como fonte do presente estudo.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Pintassilgo, J. A. de S. (2008). IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO, UNIVERSIDADES POPULARES E RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Cadernos De História Da Educação, 5. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/403
Numéro
Rubrique
Dossiê I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).