IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO, UNIVERSIDADES POPULARES E RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O ambiente cultural português do final do século XIX e primeiras décadas do século XX foi propício ao desenvolvimento das preocupações com a educação popular e com a divulgação científica e cultural. Concretizam-se, então, várias experiências nesse terreno, de que é exemplo a Academia de Estudos Livres, objecto do nosso estudo, fundada em 1889 e que se define, a partir de 1904, como Universidade Popular. Esta associação assegurou o funcionamento de uma escola e dinamizou actividades diversificadas na área da chamada extensão cultural — cursos, conferências e visitas de estudo. A Academia dedicou-se também à edição de publicações, com destaque para os Anais da Academia de Estudos Livres — Universidade Popular (1912-1916), que contêm artigos sobre temáticas e práticas educativas então consideradas relevantes ou inovadoras, para além de informações sobre as actividades desenvolvidas pela Academia. É esta revista que se assume como fonte do presente estudo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
Pintassilgo, J. A. de S. (2008). IMPRENSA DE EDUCAÇÃO E ENSINO, UNIVERSIDADES POPULARES E RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/403
Edição
Seção
Dossiê I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).