EDUCAÇÃO FEMININA NO COLÉGIO MADRE CLÉLIA DE ADAMANTINA-SP

Contenu principal de l'article

Therezinha Elizabeth Tofoli

Résumé

Este trabalho tem como objeto de estudo a educação feminina no Colégio "Madre Clélia" de Adamantina, no período de 1950 a 1978, com ênfase nos primeiros quinze anos (1950 a 1965). Tratase de uma reflexão sobre o ensino confessional católico, oferecido pelas Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, por meio de sua fundadora Clélia Merloni. Um dos objetivos fundamentais foi o de compreender a formação da identidade das educandas e aspectos referentes à (re) e/ou (des) construção do universo feminino vigente. Constatamos que a escola foi permeada por vários processos e práticas educativas, dentre os quais, alguns responderam aos anseios das alunas e da sociedade da época, que eram o de preparar as mulheres para a maternidade e profissionais do magistério. Os resultados obtidos nessa pesquisa revelam, também, que muitas educandas ultrapassaram a condição feminina que lhes era imposta, adentrando a esfera pública, espaço reservado historicamente ao gênero masculino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Tofoli, T. E. (2008). EDUCAÇÃO FEMININA NO COLÉGIO MADRE CLÉLIA DE ADAMANTINA-SP. Cadernos De História Da Educação, 3. Consulté à l’adresse https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/374
Rubrique
Dossiê: História das instituições escolares