EDUCAÇÃO FEMININA NO COLÉGIO MADRE CLÉLIA DE ADAMANTINA-SP
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Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo a educação feminina no Colégio "Madre Clélia" de Adamantina, no período de 1950 a 1978, com ênfase nos primeiros quinze anos (1950 a 1965). Tratase de uma reflexão sobre o ensino confessional católico, oferecido pelas Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, por meio de sua fundadora Clélia Merloni. Um dos objetivos fundamentais foi o de compreender a formação da identidade das educandas e aspectos referentes à (re) e/ou (des) construção do universo feminino vigente. Constatamos que a escola foi permeada por vários processos e práticas educativas, dentre os quais, alguns responderam aos anseios das alunas e da sociedade da época, que eram o de preparar as mulheres para a maternidade e profissionais do magistério. Os resultados obtidos nessa pesquisa revelam, também, que muitas educandas ultrapassaram a condição feminina que lhes era imposta, adentrando a esfera pública, espaço reservado historicamente ao gênero masculino.
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Como Citar
Tofoli, T. E. (2008). EDUCAÇÃO FEMININA NO COLÉGIO MADRE CLÉLIA DE ADAMANTINA-SP. Cadernos De História Da Educação, 3. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/374
Edição
Seção
Dossiê: História das instituições escolares
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