A CONSTRUÇÃO DO CURRÃCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941)
Contenu principal de l'article
Résumé
O artigo aborda a construção do currículo de Sociologia no período de 1925 a 1941, no Colégio Pedro II, primeira instituição a introduzir o ensino da disciplina em sua grade curricular. O principal referencial teórico adotado foi a tradição inglesa da História das Disciplinas Escolares ligada ao campo do Currículo, referenciada na obra de Ivor Goodson. A metodologia utilizada foi a análise documental de fontes do período estudado, dentre elas as existentes no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM), o texto das reformas educacionais, um relatório sobre o ensino de sociologia encaminhado à Presidência da República, e manuais didáticos elaborados por Delgado de Carvalho, primeiro catedrático efetivo da disciplina.
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Renseignements sur l'article
Comment citer
Soares, J. da C. (2015). A CONSTRUÇÃO DO CURRÃCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941). Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-6
Numéro
Rubrique
Dossiê: Colégio Pedro II - lugar de memória da educação brasileira.
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).