A CONSTRUÇÃO DO CURRÃCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941)
Contenido principal del artículo
Resumen
O artigo aborda a construção do currículo de Sociologia no período de 1925 a 1941, no Colégio Pedro II, primeira instituição a introduzir o ensino da disciplina em sua grade curricular. O principal referencial teórico adotado foi a tradição inglesa da História das Disciplinas Escolares ligada ao campo do Currículo, referenciada na obra de Ivor Goodson. A metodologia utilizada foi a análise documental de fontes do período estudado, dentre elas as existentes no Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (NUDOM), o texto das reformas educacionais, um relatório sobre o ensino de sociologia encaminhado à Presidência da República, e manuais didáticos elaborados por Delgado de Carvalho, primeiro catedrático efetivo da disciplina.
Detalles del artículo
Número
Sección
Dossiê: Colégio Pedro II - lugar de memória da educação brasileira.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Cómo citar
Soares, J. da C. (2015). A CONSTRUÇÃO DO CURRÃCULO DE SOCIOLOGIA NO COLÉGIO PEDRO II (1925-1941). Cadernos De História Da Educação, 14(1). https://doi.org/10.14393/che-v14n1-2015-6