A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EM SOROCABA — UM BALANÇO PRELIMINAR

Contenido principal del artículo

Jorge Luis Cammarano González
Wilson Sandano

Resumen

Este texto vincula-se à pesquisa "Formação da educação escolar em Sorocaba", circunscrita ao período de 1850 a 1920, que é caracterizado, no âmbito da produção historiográfica correspondente à história de Sorocaba, como período de decadência do tropeirismo e de início da industrialização da cidade. Procura, por meio de fontes documentais, caracterizar a segunda metade do século XIX, concentrando a atenção na formação do espaço histórico de Sorocaba; nas práticas produtivas correspondentes a esse período; na constituição das mediações entre cotidiano escolar e história; nas relações entre Estado, política educacional e sistema escolar e nas práticas formativas dos professores e institutores. O artigo, que apresenta resultados parciais da pesquisa, tem como problematização norteadora da investigação: "que condições estão presentes no processo de formação da educação escolar pública em Sorocaba, no século XIX?"

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
González, J. L. C., & Sandano, W. (2008). A FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EM SOROCABA — UM BALANÇO PRELIMINAR. Cadernos De História Da Educação, 5. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/399
Sección
Artículos