Organization and characters of primary agricultural professional training at the beginning of the 20th century: the AprendizadosAgrícolas
Main Article Content
Abstract
In the first decades of the 20th century, following the promulgation of Law nº 8.319 of 1910, the Federal Government sought to structure professional agricultural education at a national level, creating AprendizadosAgrícolas, institutions created to develop the policy. primary agriculture. In this article, based on laws, decrees, ministerial reports and directors of AprendizadosAgrícolas, the structure of the courses and the clientele of these institutions are discussed, in addition to the amount of enrollment, approval and failure rates and other elements that help to understand these formative objects located between 1910 and 1934, the latter being the year in which reorganized the agricultural sector according to decree nº 24.115.
Article Details
Section

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
How to Cite
References
BRASIL. Decreto n° 8319, de 20 de outubro de 1910. Cria o ensino agronômico e aprova o respectivo regulamento. SICON (Sistema de Informações do Congresso Nacional), 1944. Disponível em: <<http://www.senado.gov.br/sicon>>.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1912.
BRASIL-RMAIC. Relatório do diretor do Aprendizado Agrícola de Barbacena. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1912.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1913.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1914.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1915.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1916.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1917.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1919.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1920.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1922.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1923.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1924.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1925.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1926.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1927.
BRASIL-RMAIC. Relatório do ministro da Agricultura Indústria e Comércio enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 1930-1931.
BRASIL-RMA. Relatório do ministro da Agricultura enviado ao presidente da República. Rio de Janeiro: Typ. do Ministério da Agricultura, 1931.
CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da. A pedagogia de internar: história do internato no ensino agrícola federal (1934-1967). São Cristóvão: Editora UFS, 2012.
DEWEY, John. O desenvolvimento do pragmatismo americano. Tradução de Cassiano Terra Rodrigues. Cognitio-Estudos: revista eletrônica de Filosofia. São Paulo, vol. 5, nº 2, julho-dezembro, 2008, p. 119-132.
ELIAS, Norbert. O Processo civilizador: uma história dos costumes v. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FERNANDES, Tania. Vacina antivariólica: seu primeiro século no Brasil (da vacina jenneriana à animal). História, Ciências, Saúde — Manguinhos, VI (1): 29-51, mar.-jun. 1999.
HORTA, José Silvério Baía. O hino, o sermão e a ordem do dia: regime autoritário e a educação no Brasil (1930 – 1945). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1994.
MENDONÇA, Sônia Regina de. O ruralismo Brasileiro (1888 – 1931). São Paulo: Hucitec, 1997.
MORENO, Andrea. O Rio de Janeiro e o corpo do homem Fluminense: o ‘não-lugar’ da Ginástica Sueca. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, nº 01, v. 25, Campinas, 2003, p.55-68.
NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. Memórias do Aprendizado: 80 anos de ensino agrícola em Sergipe. Maceió: Edições Cataventos, 2004.
NASCIMENTO, Jorge Carvalho do. A escola de Baden-Powell: cultura escoteira, associação voluntária e escotismo de Estado no Brasil. Rio de Janeiro: Imago, 2008.
NERY, Ana Clara Bortoleto. Práticas Escolares em Revista: o Escotismo. In: XXII Simpósio Nacional de História - Anpuh, 2003, João Pessoa. Anais... João Pessoa, Anpuh, 2003.
NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. A Regeneração da Infância Pobre Sergipana no início do Século XX: o Patronato Agrícola de Sergipe e suas práticas educativas. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2006.
NERY, Marco Arlindo Amorim Melo. Pelos Caminhos de Deméter: os Aprendizados Agrícolas Federais e as políticas para o ensino agrícola primário no início do século XX (1910-1947). 2010. 299 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia/UFBA. Salvador, 2010.
PINTO, José Marcelino de Rezende; BRANT, Liliane Lúcia Nunes de Aranha Oliveira; SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno. e PASCOM, Ana Roberta Pati. Um olhar sobre os indicadores de analfabetismo no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 81, n. 199, p. 511-524, set/dez., 2000.
SANTANA, Angélica Jesus de. As práticas pedagógico-educativas da educação do corpo no ensino primário em Sergipe – 1889/1930. 2008. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Núcleo de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. 2008.
VAGO, Tarcísio Mauro. Cultura escolar, cultivo de corpos: educação physica e gymnastica como práticas constitutivas dos corpos de crianças no ensino público primário de Belo Horizonte. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.