O arquivo pessoal de Durval Pinto: o movimento de renovação da formação dos professores do Paraná nas primeiras décadas do século XX

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Simone Garbelini Parro Pialarissi
Simone Burioli

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente de Durval Pinto por meio do seu arquivo pessoal, encontrado no já desativado Museu Histórico Regional Professor David Carneiro da UNESPAR - Campus Apucarana/PR, tendo como foco de análise o período em que estudou na Escola de Professores de Curitiba, entre 1942 e 1944, tentando estabelecer relações com o movimento de renovação do ensino. Para isso, questiona-se: Como o professor formado na Escola de Professores de Curitiba, sob a influência do movimento escolanovista, participou do processo de expansão de um método que pretendia mudar os rumos da educação pública paranaense? A partir do arquivo pessoal do professor Durval Pinto e por meio de revisão bibliográfica, conclui-se que mesmo que tenha ocorrido um conflito entre teoria e prática, o professor foi um dos meios mais eficazes para atingir a população localizada no interior do estado com um novo modelo de educação.

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Seção

Artigos

Biografia do Autor

Simone Garbelini Parro Pialarissi, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0003-2181-3310

http://lattes.cnpq.br/8015744249589282

sipialarissi@gmail.com

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina (Brasil)

https://orcid.org/0000-0002-8766-8331

http://lattes.cnpq.br/5148385984170104

prof.simone@uel.br

Como Citar

Pialarissi, S. G. P., & Burioli, S. (2025). O arquivo pessoal de Durval Pinto: o movimento de renovação da formação dos professores do Paraná nas primeiras décadas do século XX. Cadernos De História Da Educação, 24(Contínua), e2025-49. https://doi.org/10.14393/che-v24-e2025-49

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