O arquivo pessoal de Durval Pinto: o movimento de renovação da formação dos professores do Paraná nas primeiras décadas do século XX
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a formação docente de Durval Pinto por meio do seu arquivo pessoal, encontrado no já desativado Museu Histórico Regional Professor David Carneiro da UNESPAR - Campus Apucarana/PR, tendo como foco de análise o período em que estudou na Escola de Professores de Curitiba, entre 1942 e 1944, tentando estabelecer relações com o movimento de renovação do ensino. Para isso, questiona-se: Como o professor formado na Escola de Professores de Curitiba, sob a influência do movimento escolanovista, participou do processo de expansão de um método que pretendia mudar os rumos da educação pública paranaense? A partir do arquivo pessoal do professor Durval Pinto e por meio de revisão bibliográfica, conclui-se que mesmo que tenha ocorrido um conflito entre teoria e prática, o professor foi um dos meios mais eficazes para atingir a população localizada no interior do estado com um novo modelo de educação.
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Referências
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