GEOPROCESSAMENTO E REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS: ANÁLISE DA COBERTURA E USO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ALMADA (BAHIA – BRASIL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510172917

Palavras-chave:

Aprendizagem profunda, Visão computacional, Análise geoespacial, Sistema da informação geográfica, Sensoriamento remoto

Resumo

As técnicas de geoprocessamento associadas aos modelos de Redes Neurais Convolucionais (CNN) emergem como uma alternativa viável para a obtenção de dados que possam subsidiar a tomada de decisões. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação de algoritmos de CNN para a classificação e detecção das classes de cobertura e uso da terra nas imagens de satélite da Bacia Hidrográfica do Rio Almada (BHRA). Para alcançar o objetivo, são estruturadas etapas lógicas: (i) coleta de informações; (ii) processamento do dataset EuroSat; e, (iii) a avaliação dos modelos. Os resultados da classificação demonstram precisões superiores a 90% no reconhecimento das classes. Quanto ao modelo de detecção, identifica-se uma precisão de 70% para as classes “Forest” e “Pasture”, que têm grandes extensões dentro da BHRA. Ambos os modelos evidenciaram sua versatilidade na aplicação e na viabilidade como ferramentas de monitoramento das condições físicas e ambientais da BHRA. Nesse sentido, ressalta-se a eficácia dos modelos na identificação e localização das classes de cobertura e uso da terra, enfatizando a importância da construção de um dataset que evidencia as características da área de estudo. Isso contribui para a obtenção de resultados confiáveis, aprimorando a utilidade prática dos modelos de CNN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hercules da Silva Carvalho, Universidade Federal do Sul da Bahia

Discente de Engenharia Ambiental e Sustentabilidade na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com formação anterior no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências, também pela UFSB. Atualmente, é bolsista do CNPq e tem interesse nas áreas de geoprocessamento, sensoriamento remoto e aprendizado profundo.

Vinícius de Amorim Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2012, na área de análise ambiental e planejamento territorial. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em 2006 e Licenciado em Geografia pela mesma instituição em 2000. Possui especialização em Mídias na Educação: Ciclo Avançado pela Universidade Estadual do
Sudoeste da Bahia (UESB) em 2012 e em Ensino de Geografia pela UESC em 2002. Atualmente, é professor Associado II na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), lotado no Campus Jorge Amado (CJA). Ingressou na UFSB vindo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse nas áreas de engenharia e ciências ambientais, geoprocessamento, análise ambiental e planejamento territorial, com foco em bacias hidrográficas e áreas litorâneas.

Paulo Sérgio Vila Nova Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutorando em Biossistemas na área de Geoprocessamento e Inteligência Artificial, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), mestre em Ciências Agrárias (2005) na área de Desenvolvimento Rural, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Ciências Econômicas (2001) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Grupo de Geoprocessamento e Inteligência Artificial – GGIA, Diretor Executivo da Econamfi Consultorias Ltda. e
Presidente do Instituto Ciclos de Sustentabilidade e Cidadania. Tem interesse em geoprocessamento, desenvolvimento rural e política pública ambiental.

Downloads

Publicado

03-10-2024

Como Citar

CARVALHO, H. da S.; SILVA, V. de A.; SOUZA, P. S. V. N. GEOPROCESSAMENTO E REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS: ANÁLISE DA COBERTURA E USO DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ALMADA (BAHIA – BRASIL). Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 101, p. 334–354, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510172917. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/72917. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos