ZONEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO - MINAS GERAIS - BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG2510274137

Palabras clave:

Geoprocessamento, Mapeamento, Suscetibilidade, Movimentos de Massa, Gestão de riscos

Resumen

Os movimentos de massa representam uma ameaça em regiões habitáveis, preferencialmente em áreas com maiores amplitudes de declividades. Ouro Preto enfrenta desafios significativos relacionados a esses eventos, que causam danos materiais, ameaçam vidas e impactam o desenvolvimento urbano. A aplicação do geoprocessamento emerge como ferramenta importante para identificar e mapear áreas suscetíveis a eventos geodinâmicos. Destaca-se a importância da utilização do mapa de suscetibilidade pelos gestores públicos no planejamento territorial, visando o gerenciamento de riscos geotécnicos e a promoção de um ambiente urbano seguro. Para elaboração do mapa de suscetibilidade desta pesquisa, foram tabuladas as ocorrências verificadas nos inventários de deslizamentos mapeados pelo SGB-CPRM, as quais serviram como base fundamental para validação e precisão dos resultados. Este processo envolveu a combinação e ponderação de parâmetros geotécnicos e ambientais relevantes para aplicação da análise multicritério AHP. A partir destes atributos, foi aplicada a álgebra de mapas para a geração do mapa de suscetibilidade. O zoneamento realizado revelou uma boa capacidade preditiva do mapa. Esta pesquisa concluiu que cerca de 38% da área de Ouro Preto possui grau de suscetibilidade a deslizamento alto ou muito alto, sendo, essa região, prioritária para ser contemplada por um sistema de alerta a eventos extremos geodinâmicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielle Stefane Gualberto Fernandes Porto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutoranda em Engenharia Civil no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG. Possui mestrado em Engenharia Civil pelo CEFET-MG (2018), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-Minas (2014), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010) e curso técnico em Edificações- Planejamento e Projetos, pelo CEFET-MG (2004).

Rogério Cabral de Azevedo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (Gerenciamento de riscos na construção civil), em 2013. Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Avaliação de desempenho e indicadores de qualidade na construção civil), em 2009. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984).

Lúcio Flávio de Souza Villar, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia Civil, doutorado em Engenharia Civil - Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio e Pós-Doutorado na University of Texas at Austin, USA.

Hersília de Andrade e Santos, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado (2004) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e pos-doutorado (2014) pela The University of Iowa (EUA).

Thiago Bomjardim Porto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Bacharel em Engenharia Civil na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2008), Mestre em Engenharia de Estruturas (PROPEEs/UFMG, 2010) e Doutor em Geotecnia (NUGEO/UFOP, 2015). É Residente Pós Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC UFMG) com projeto de pesquisa na área de Geologia de Engenharia (Cartografia Geotécnica).

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

PORTO, D. S. G. F.; AZEVEDO, R. C. de; VILLAR, L. F. de S.; SANTOS, H. de A. e; PORTO, T. B. ZONEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO - MINAS GERAIS - BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 102, p. 328–348, 2024. DOI: 10.14393/RCG2510274137. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/74137. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos