ZONEAMENTO DE ÁREAS SUSCETÍVEIS A DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE OURO PRETO - MINAS GERAIS - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510274137Palavras-chave:
Geoprocessamento, Mapeamento, Suscetibilidade, Movimentos de Massa, Gestão de riscosResumo
Os movimentos de massa representam uma ameaça em regiões habitáveis, preferencialmente em áreas com maiores amplitudes de declividades. Ouro Preto enfrenta desafios significativos relacionados a esses eventos, que causam danos materiais, ameaçam vidas e impactam o desenvolvimento urbano. A aplicação do geoprocessamento emerge como ferramenta importante para identificar e mapear áreas suscetíveis a eventos geodinâmicos. Destaca-se a importância da utilização do mapa de suscetibilidade pelos gestores públicos no planejamento territorial, visando o gerenciamento de riscos geotécnicos e a promoção de um ambiente urbano seguro. Para elaboração do mapa de suscetibilidade desta pesquisa, foram tabuladas as ocorrências verificadas nos inventários de deslizamentos mapeados pelo SGB-CPRM, as quais serviram como base fundamental para validação e precisão dos resultados. Este processo envolveu a combinação e ponderação de parâmetros geotécnicos e ambientais relevantes para aplicação da análise multicritério AHP. A partir destes atributos, foi aplicada a álgebra de mapas para a geração do mapa de suscetibilidade. O zoneamento realizado revelou uma boa capacidade preditiva do mapa. Esta pesquisa concluiu que cerca de 38% da área de Ouro Preto possui grau de suscetibilidade a deslizamento alto ou muito alto, sendo, essa região, prioritária para ser contemplada por um sistema de alerta a eventos extremos geodinâmicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danielle Stefane Gualberto Fernandes Porto, Rogério Cabral de Azevedo, Lúcio Flávio de Souza Villar, Hersília de Andrade e Santos, Thiago Bomjardim Porto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.